Serão os golfinhos inteligentes?

on quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um dos maiores enigmas que os golfinhos escondem é a sua inteligência. Serão eles assim tão astutos como se pensa? Para o senso comum sim, mas entre os cientistas esta questão ainda provoca muitos desentendimentos. Embora muitos pensem que eles são realmente criaturas inteligentes, isto ainda não pôde ser comprovado.

De facto, o cérebro do golfinho é muito maior que o humano, mas não se sabe até que ponto isso demonstra a sua inteligência. Por outro lado, contam com dois hemisférios tal como os humanos, mas dividido em quatro lobos em vez de três sendo que um deles hospeda todos os sentidos. Acredita-se que esse facto lhes dá uma maior capacidade de julgar mais rapidamente as situações com que se deparam.

O neocórtex, superfície exterior do cérebro responsável pela formação
de percepções, por processar pensamentos e por guardar algumas
memórias do ser, parece estar também mais desenvolvido nos golfinhos que no ser humano. Para mais, o golfinho consegue mover os olhos de forma independente, o que significa, para alguns cientistas, que pode descansar apenas metade do cérebro de cada vez.

Mas enquanto alguns estudos parecem mostrar que os golfinhos são a forma mais próxima da inteligência humana, outros fazem crer que estão bastante longe do nosso intelecto.

Num artigo recente para a revista “Biological Reviews”, Paul Manger, cientista sul-africano, defende que os golfinhos têm um QI ao nível de um rato e inferior ao de um peixe dourado. Segundo ele: "Quando um peixe dourado tenta saltar do seu aquário, está a pensar no que está para além do ambiente em que vive", "Um golfinho jamais o fará. (...) Nos parques aquáticos, as paredes dos tanques que separam estes animais dos outros são baixas. Seria fácil saltar, mas eles não o fazem.” Para Paul Manger, os golfinhos estão habituados a cumprir determinada tarefa recebendo algo em troca e enquanto isso acontecer, eles vão continuar a fazê-lo. Para ele, este e um comportamento típico de um animal pouco inteligente.

Assim, enquanto não for possível determinar ao certo a inteligência dos golfinhos, a polémica manter-se-á e ficaremos sem saber:


Será o golfinho um ser inteligente?

0 comentários:

Enviar um comentário