Manatee

on sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


Manatee em inglês ou peixe-boi em português, é um mamífero aquático de grande envergadura podendo chegar a pesar 750 Kg e a atingir comprimentos superiores a 4 metros.

Alimentação

Os peixes-boi são herbívoros alimentando-se assim da vegetação aquática. São bastante importantes para os ecossistemas marítimos pois controlam o crescimento dessa mesma vegetação (uma vez que se alimentam desta) enquanto que as suas fezes nutrem o fitoplâncton que por sua vez serve de alimento ao zooplâncton. Como muitos peixes e mesmo as baleias se alimentam de zooplâncton, os peixes-boi acabam por ter um papel muito importante nas cadeias alimentares.

Em risco de extinção

Apesar do seu aspecto algo ameaçador, estes animais são bastante dóceis estando neste momento classificados com vulneráveis, o patamar menos grave dentro dos seres em risco de extinção. O seu tamanho faz com que tenha poucos predadores naturais (praticamente só as orcas, os tubarões e os crocodilos o ameaçam) mas devido à sua lentidão, os peixes-boi são várias vezes atingidos por barcos e hélices o que lhes provocam ferimentos profundos e uma morte quase certa. No entanto o que levou estes animais ao risco de extinção foi a caça de que eram alvo pelos povos indígenas. A sua grande quantidade de carne e os seus ossos que, na altura, eram considerados valiosos, tornaram-no num dos alvos mais apetecíveis por parte dos nativos Norte Americanos.


Outros dados

-Espécies:

Trichechus inunguis;
Trichechus manatus
;
Trichechus senegalensis


-Localização das espécies (por cores):


Links interessantes:
-http://en.wikipedia.org/wiki/Manatee
-http://www.manatees.net/index.html
-http://www.seaworld.org/animal-info/info-books/manatee/index.htm

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom ajudou muito em meu trabalho .Parabéns,continuem assim !

Enviar um comentário