Evolução do Trabalho

on domingo, 28 de dezembro de 2008


A partir de hoje e regularmente, actualizaremos a fase do nosso trabalho escrito em que nos encontramos bem como as fases do trabalho que nos faltam desenvolver.

Verde significa "feito"
Amarelo significa "parcialmente feito"
Vermelho significa "não começado"


O trabalho está actualmente desta forma (só serão mostradas as partes mais importantes do mesmo)

Capa e sub-capa
Introdução
Zona Eufótica
Zona Disfótica
Zona Afótica

Fontes Hidrotermais
Conclusão
Abstract
Portfólio

Poster
Documentário

Breve Introdução

on sábado, 6 de dezembro de 2008


Dada a dimensão dos Oceanos quer em profundidade, quer na superfície do planeta, foi necessário estabelecerem-se conceitos que os dividissem em segmentos mais pequenos de modo a facilitar o seu estudo. Quanto à superfície, foram divididos em Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Árctico e Glacial Antárctico. Em profundidade a sua divisão não foi assim tão linear. Foram propostos e aceites alguns modelos e nós optamos por aquele que se adequava melhor ao que queremos do nosso trabalho. Adoptamos assim o modelo que divide o Oceano consoante a luz solar que penetra nas águas.

Os Oceanos passam a ser então compostos por três zonas: a eufótica, a disfótica e a afótica.

Essa zonas subdividem-se ainda da seguinte forma:

Zona Eufótica

  • Zona Epipelágica
Zona Disfótica
  • Zona Mesopelágica

Zona Afótica
  • Zona Batopelágica
  • Zona Abissopelágica
  • Zona Hadopelágica



A zona eufótica é aquela onde chega a luz solar e portanto a mais super ficial. A zona disfótica é uma espécie de transição entre a zona eufótica e a afótica sendo que ainda é iluminada, mas muito ténuamente. E se a zona disfótica já é praticamente desprovida de luz, à zona afótica não chega nenhum raio de sol sendo completamente escura.
Está visto portanto que as diferenças entre as três zonas são inúmeras e não se ficam só pela luz solar. Aliás este é um factor que fará, obrigatóriamente variar muitos outros, principalmente as éspecies de seres vivos que habitam em cada zona.

O Início

on quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


"Escolhe um trabalho de que gostes e não terás de trabalhar, nem um dia na tua vida"
(Confúcio)

Passaram-nos milhares de temas possíveis para este trabalho pela cabeça, mas acabamos por descartar todos eles. Uns porque não eram muito apelativos, outros porque tinham pouca informação disponível, outros porque eram muito falados e outros porque não achámos que fossem os ideais para um trabalho de quase um ano como este.

Íamos pensando, pensando, e quando finalmente tinhamos descoberto o tema ideal... pronto, também não servia por este ou por aquele motivo. Mas no final, esta busca acabou por desembocar num tema que, não sendo perfeito, tem muitos pontos positivos - As Fontes Hidrotermais. É um tema interessante e pouco falado tal como queríamos. Mas ainda achámos que tinha um senão - era um tema com pouca informação para um trabalho que durará tanto tempo. Decidimos então alargá-lo e falar sobre todo o Oceano, começando na sua superfície e descendo até às profundezas e, aí sim, falar sobre fontes hidrotermais.

"Os Oceanos - Da superfície às Profundezas" serve então de título tanto ao nosso trabalho como a este blog e é este o tema que iremos desenvolver nos próximos meses. Actualizaremos este espaço regularmente (esperamos nós), com todas as informações que acharmos importantes sobre este trabalho.