Introdução às Fontes Hidrotermais

on terça-feira, 10 de março de 2009

Situadas ao longo de todo o fundo oceânico do planeta Terra, as fontes hidrotermais são mais habituais em zonas de vulcanismo muito activas, como por exemplo no "Anel de Fogo" ou na Dorsal Médio-Atlântica.

As também designadas por fumarolas negras foram observadas pela primeira vez no ano 1977, perto das ilhas Galápagos, a mais de dois quilómetros de profundidade. Esta foi uma descoberta revolucionária para a ciência pois, até então, julgava-se apenas possível a existência de vida em locais onde existisse oxigénio gasoso e incidência de raios solares, situação que não se verifica no caso das fontes hidrotermais, onde para além da ausência de luz solar e de oxigénio também há a considerar as altas pessões que são devidas à elevada profundidade. Mas estas condições adversas não impedem a presença de vida, sendo que estas apresentam uma vasta gama de seres vivos nas suas imediações, seres muito simples como os vermes de tubo gigante ou até alguns tipos de caranguejos.

Assim, é devido a esta simplicidade da vida que habita em tão extremas condições que alguns ciêntistas acreditam que as fontes hidrotermais para além de um local biologicamente interessantíssimo poderão também ser a origem da vida no nosso planeta Azul.

Links interessantes:

0 comentários:

Enviar um comentário